A comunidade do Jardim Brasilândia acompanha há algum tempo a construção da nova sede da Escola Estadual Alfredo Machado, ao lado da Apeoesp. O prédio conta com três andares, pelos quais estão distribuídas as salas de aula e sanitários, também possui adaptações para portadores de deficiência, tendo inclusive elevador e pisos diferenciais próximos às escadas para identificação daqueles que não podem enxergar.
O mestre de obras, José Siqueira informou que estão sendo colocados os pisos de granito nas salas e corredores, faltando o piso do pátio e a cobertura da quadra da escola, além da pintura que deverá iniciar na próxima semana. Ele também disse que haverá três entradas na escola, uma para funcionários e outras duas para os pais e alunos.
Siqueira mostrou os banheiros que terão torneiras anti-vandalismo, assim como os bebedouros, impedindo que sejam quebrados ou que desperdicem água. A parte hidráulica e elétrica da escola também está pronta. A empresa responsável pela obra é a Prudesan, de Presidente Prudente, que começou o serviço entre maio e junho do ano passado.
A EE Alfredo Machado funciona atualmente no antigo prédio do IDEC, no bairro São Francisco, e atende 480 alunos da 5ª a 8ª série do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, além do EJA (Educação de Jovens e Adultos). A diretora Sônia Aparecida Ferreguti Rodrigues comentou que os alunos do ensino fundamental ficam em período integral na escola, participando de oficinas diversas na parte da tarde.
O Governo do Estado em parceria com o município de Dracena investirá cerca de R$ 2,7 milhões na construção da escola, planejada para atender as necessidades do ensino em tempo integral. De acordo com José Siqueira, a obra poderá ser concluída em agosto.