“Santo Antônio até parece que é brasileiro”, disse um padre devido à grande popularidade do santo entre os brasileiros. Com milhares de devotos espalhados pelo Brasil e também em Portugal, o dia de Santo Antônio é comemorado hoje, sendo lembrado também nas festas do mês de junho.
Frei Flávio Gandelini, da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, explica que Santo Antônio se tornou muito popular por atuar como um juiz de paz, reconciliando muitos casais e ajudando as mulheres que eram repudiadas pelo povo em praça pública. “Ele mesmo não realizou muitos casamentos, mas ajudava os casais a se reconciliarem, por isso, ficou conhecido como casamenteiro”, conta.
O pároco ainda destaca que Santo Antônio também é admirado por sua justiça social. “Ele denunciava as injustiças sociais e era crítico com a igreja”. Nas imagens, o santo carrega um lírio, símbolo dos puros, castos, do caráter e santidade.
Entre os costumes praticados pela igreja e os fiéis em 13 de junho, frei Flávio cita a distribuição dos pães de Santo Antônio. A tradição diz que o alimento deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para que não falte comida durante todo o ano.
Durvalina Torquetti Adami é uma das devotas de Santo Antônio que mantém a tradição. Além de guardar um pedaço de pão no pote de arroz, todo dia 13 de junho ela leva pães para doar à igreja e traz alguns benzidos para distribuir aos filhos. A data ainda tem um significado especial para ela: é o dia de seu batismo.
É quase impossível esquecer do santo, já que Durvalina foi batizada no dia de Santo Antônio, na capela de mesmo nome e no bairro chamado Santo Antônio de Cachoeira. Por coincidência, casou-se com Antônio Torquetti e teve três filhos Márcio Antônio, Maria Ângela e Flávia.
Mesmo não conhecendo muito sobre Santo Antônio, Durvalina acredita em sua proteção e, em 13 de junho, sempre pede a ele que continue a abençoar sua família. Os próprios filhos se encarregam de lembrar quando o dia do santo se aproxima. Durvalina também já ensina a netinha, e quando pode, a leva para acompanhar as missas e terços no dia do santo.