Perciliana Pena, coordenadora pedagógica da Unifadra, unidade mantida pela Fundec, representou a faculdade no seminário internacional “Educação em Prisões: convergências e perspectivas – Uma oportunidade de reconciliação com o ato de aprender”, realizado em Brasília (DF).
Participaram cerca de 400 pessoas, desde representantes do DEPen (Departamento Penitenciário Nacional), a diretores de unidades prisionais e autoridades na área de segurança da França, Canadá, México e outros da América Latina.
O encontro foi promovido pelo Ministério da Justiça e Ministério da Educação, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e promoveu maior articulação entre os dirigentes educacionais na área de Segurança Pública e Educação, favorecendo o diálogo e a articulação das redes nacionais e internacionais.
Perciliana Pena participou de toda a programação, inclusive da reunião setorial nas quais diferentes segmentos apresentaram suas propostas aos órgãos ali presentes. “Aproveitamos a oportunidade para apresentar a proposta de criação de fundo setorial para financiamento em pesquisas na educação prisional e inclusão dessa modalidade na tabela de classificação da Capes, dentre outras.”
Estavam presentes os representantes das pastas de Justiça e Educação de todas as unidades da Federação e Distrito Federal, autoridades e especialistas nacionais e internacionais vinculados ao tema do evento, além de representantes da sociedade civil.