A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, disse hoje (21) que os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco devem ser liberados em cinco dias úteis. Segundo ela, esse é o tempo necessário para que a Caixa viabilize o atendimento à população.

“Temos que esperar a água baixar, mas normalmente conseguimos fazer isso em cinco dias úteis”, disse. A ideia é usar a mesma estratégia adotada para ajudar as vítimas das enchentes de Santa Catarina e do Rio de Janeiro. O limite de saque será de R$ 4.650, respeitando o saldo de cada contribuinte.

A Caixa também está fazendo outras ações na região, como a reemissão gratuita de documentos para quem perdeu sua documentação na enchente, suspensão de cobrança de multas e juros para parcelas que vencerem nesse período e condições diferenciadas para crédito. “Também estamos vendo o que podemos fazer para liberar recursos de habitação para a região”, disse a presidente.