São muitas as pessoas que se identificam com a vida de São Francisco de Assis, considerado um dos santos mais conhecidos no mundo, e decidem viver o carisma franciscano de forma concreta na sociedade. Movidos pelo espírito de fraternidade, os franciscanos se posicionam no mundo como uma alternativa à humanidade, trabalhando pela promoção da justiça, defesa da ecologia e o serviço em favor da comunidade.
As pessoas que decidem viver o evangelho à maneira de São Francisco se organizam em fraternidades. Em Dracena, existem cinco delas, sendo três Ordens Franciscanas Seculares (OFS), a Juventude Franciscana (Jufra) e a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. As OFS são formadas por homens e mulheres, casados ou solteiros, que vivem o carisma franciscano em seu estado secular, ou seja, em sua família. A Jufra reúne os jovens e compõe uma ramificação da OFS; da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos fazem parte os freis e padres que deixam suas famílias para vivenciar o carisma da fraternidade entre os povos.
Para dar maior visibilidade à vivência do carisma franciscano na comunidade, foram organizadas em Dracena as Noites Franciscanas. O frei Ricardo Aparecido Rodrigues, que está à frente dos trabalhos, explica que a Noite Franciscana tem por objetivo atrair os simpatizantes do movimento franciscano para rezar, estudar, partilhar experiências e proporcionar uma revisão de vida, por isso, os encontros são abertos a qualquer pessoa da comunidade que tenha interesse em participar, franciscanos ou não.
Em cada noite de encontro, um tema diferente é proposto para discussão. Já foram abordados temas como vida e fraternidade, o evangelho como regra e vida do franciscano, vivência concreta e simples do evangelho franciscano e a espiritualidade franciscana. Frei Ricardo afirma ainda que a ideia é proporcionar uma interação entre as fraternidades existentes na cidade, de forma que possam interagir entre si e ainda proporcionar a participação da comunidade. Ele também disse que as Noites Franciscanas têm registrado a presença de pessoas de outras cidades que não são franciscanas, mas amam o jeito como Francisco de Assis viveu.
As Noites Franciscanas ocorrem no salão da igreja Nossa Senhora de Fátima, na Vila Barros. Na última quinta-feira (17), o tema foi Franciscanismo e Ecologia. O próximo encontro será dia 19 de agosto, com o tema o Cristo contemplado por Santa Clara de Assis.