O inverno chegou e o risco de uma nova epidemia da gripe A (H1N1), que surpreendeu as autoridades de Saúde em todo o mundo no ano passado, ainda exige atenção e cuidados por parte da população.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 84 milhões de brasileiros foram vacinados. Além das doses da vacina distribuídas gratuitamente para as pessoas que se enquadravam nos grupos prioritários, é necessário continuar com algumas medidas preventivas, como: lavar as mãos com água e sabonete, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir o nariz e a boca com lenço descartável, ao tossir e espirrar.

O Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde, informa que 21.306 pessoas haviam sido imunizadas em Dracena, até o último dia 23 entre crianças menores de dois anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da Saúde e adultos de 20 a 39 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde local por meio da Vigilância Epidemiológica comunica que até o momento neste ano não há nenhum caso confirmado de gripe A na cidade, assim como não há registro de casos suspeitos.

A gripe A é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e do contato com secreções respiratórias de pacientes infectados. Os sintomas entre gripe comum e a gripe A são muito parecidos: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, ao apresentar esses sintomas, seja pela gripe comum ou pela gripe A, deve-se procurar por atendimento médico.