Os moradores do bairro Emílio Zanatta estão reclamando dos ratos que têm aparecido com frequência nas residências. Mesmo colocando veneno, eles dizem que toda noite capturam de um a dois ratos e pedem providências por parte da Vigilância Sanitária, pois os animais podem transmitir doenças.
Para impedir que os ratos entrem nas casas, os moradores contam que colocam panos debaixo das portas. Além disso, também utilizam veneno e ratoeiras, mas destacam os perigos para as criações domésticas e devido ao manuseio. Os moradores ainda dizem que o problema com os ratos é antigo e, nos últimos três meses, o número destes animais tem aumentado.
O setor de Vigilância Sanitária informou que os ratos aparecem devido à sujeira e restos de alimentos deixados pela população em local inadequado. Também ressaltou que, quando identificada a presença de ratos silvestres no bairro, que transmitem doença, a Vigilância organizou uma reunião com os moradores para prestar todas as informações. Porém, somente três pessoas compareceram.
A Vigilância orienta que o lixo doméstico e os restos de alimento devem ser destinados corretamente. Os moradores que suspeitam que os ratos sejam silvestres devem entrar em contato com a Vigilância Sanitária para tomar as providências. O telefone é 3822-2621.