Obesidade e Alimentação Saudável são os temas da videoconferência promovida pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) que acontece na próxima quinta-feira, dia 10, das 10h às 12h.
Gratuita, a palestra será conduzida pelo médico Evandro de Souza Pontes, responsável pelo Serviço de Endocrinologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) e poderá ser acessada pelo link http://media.escolasdegoverno.sp.gov.br/aovivo.
A videoconferência também vai abordar as causas e problemas de saúde relacionados à obesidade, o tratamento, as cirurgias, os cuidados com a alimentação, além de tirar dúvidas sobre dietas.
Hábitos alimentares saudáveis, como consumir pelo menos 400g de frutas e vegetais por dia, ajudam a controlar o aumento da obesidade. Segundo a nutricionista do Iamspe Africa Isabel C. P. Neumann, a explicação é a menor densidade energética desses alimentos. Além disso, sua grande quantidade de fibras aumenta a sensação de saciedade.
Segundo Africa, a alimentação inadequada, rica em gorduras, com alimentos altamente refinados e processados, pobre em frutas, legumes e verduras, está associada ao aparecimento de diversas doenças como aterosclerose, hipercolesterolemia, hipertensão arterial, doença isquêmica do coração, infarto agudo do miocárdio, diabetes mellitus e câncer. Veja abaixo o quadro com sugestões de alimentos que contribuem para a prevenção de doenças.
Alimentos Ações no organismo
Tomate e produtos derivados, goiaba e melancia Diminuem o risco de câncer de próstata
Beterraba, açaí, uva e berinjela Diminuem o risco de doenças cardiovasculares
Abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre e couve Diminuem o risco de câncer de próstata
Chá verde, frutas e hortaliças em geral Diminuem o risco de câncer e doenças cardiovasculares
Brócolis, couve-flor, repolho, couve, agrião e rúcula Reduzem o risco de desenvolvimento de tumores
Suco natural de uva e vinho tinto Promovem ação anticoagulante
Peixes de águas profundas (salmão, atum, bacalhau,
arenque, cavalinha, sardinha e truta) e semente de linhaça Reduzem os níveis de colesterol sanguíneo e o risco de
doenças cardiovasculares, além de ter efeito hipotensivo e atuação antiinflamatória
Espinafre, couve, milho, gema e frutas amarelas Retardam a degeneração macular (lesão na área central da retina) e o aparecimento da catarata
Frutas cítricas e ervas Produzem efeito antioxidante
Maçã e cebola Produzem efeito antioxidante
Alho Ação antioxidante e bactericida
Azeite de oliva Protege contra doenças coronarianas e câncer, tendo ainda ação antioxidante e atuação sobre o sistema imunológico
Farelo de aveia Reduz os níveis de colesterol sanguíneo
A videoconferência é uma iniciativa do Programa Prevenir, do Iamspe, em parceria com a Secretaria de Gestão Pública. O Programa, criado em 1998, é um projeto orientado para implantar melhorias na prevenção à doenças e promoção da saúde dos servidores estaduais.
Com informações da assessoria do IAMSPE.