Além da presença esperada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Pelé também deve comparecer ao evento oficial de lançamento da logomarca da Copa do Mundo de 2014, que será realizado num importante centro de convenções de Johanesburgo três dias antes da final do Mundial da África do Sul.

Os detalhes da cerimônia foram acertados numa reunião na cidade sul-africana entre o presidente do comitê organizador da Copa de 2014, Ricardo Teixeira, e uma empresa de eventos contratada para a ocasião. Teixeira e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, farão os discursos, e bandas de MPB e três vídeos do Brasil serão apresentados aos cerca de 500 convidados.

De acordo com o chefe de comunicação da CBF e do comitê organizador, Rodrigo Paiva, celebridades do país reconhecidas internacionalmente foram convidadas, incluindo Pelé.

Em março deste ano, a Fifa registrou a logomarca da Copa de 2014 no escritório de patentes da União Europeia. No desenho, várias mãos se unem formando a taça da Copa do Mundo.

A cerimônia oficial de lançamento acontecerá no dia 8 de julho, três dias antes da final da Copa da África do Sul, que será acompanhada pelo presidente Lula, independentemente da presença da seleção brasileira, por ser o líder do próximo país a sediar o Mundial da Fifa.

ANTIDOPING SURPRESA

A comissão técnica da seleção brasileira esperava desde o dia que desembarcou em Johanesburgo, no fim do mês passado, a visita da comissão antidoping da Fifa para realizar os exames nos jogadores brasileiros. Só não esperava que a equipe da federação internacional chegasse às 6h da manhã desta quarta-feira.

Os médicos da seleção José Luís Runco e Serafim Borges recepcionaram a equipe da Fifa e participaram do sorteio dos oito jogadores brasileiros que foram submetidos aos exames. Os goleiros Gomes e Julio César, bem como Gilberto, Kleberson, Elano, Juan, Luís Fabiano e Maicon foram os examinados.

Além dessa primeira verificação, que será realizada nas 32 seleções do Mundial antes do início da competição, em 11 de junho, a Fifa pode voltar a examinar os jogadores em qualquer momento durante o Mundial. Após cada partida da Copa também serão submetidos a exames dois jogadores de cada time, escolhidos por sorteio.

A Fifa também anunciou nesta quarta-feira que o meia Kaká foi escolhido o porta-voz do Brasil na campanha da entidade contra o doping no futebol.

NADA DE COPA PELA TV

A programação divulgada pela comissão técnica para os próximos dias da seleção brasileira impossibilitará os jogadores de assistirem pela tevê ao jogo de abertura do Mundial. A anfitriã África do Sul enfrentará o México no dia 11 de junho às 16h, mesmo horário do treino do Brasil na Randburg High School. Os brasileiros também não poderão ver ao vivo o jogo de estreia da rival Argentina, contra a Nigéria, no dia 12, que também acontecerá no mesmo horário do treino do Brasil. O mesmo se repetirá com o jogo do dia 16 entre Espanha x Suíça, ambos possíveis adversário do Brasil nas oitavas-de-final. O duelo também acontece às 16h, quando o Brasil estará treinando.