A Prefeitura e a Câmara Municipal de Osvaldo Cruz e o Conselho Comunitário Segurança promoveram nesta terça-feira, 22, no auditório da Câmara uma audiência pública para implantação de um novo sistema de segurança pública na cidade. O objetivo é coibir a violência em todos os sentidos.
O evento contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, polícias Civil e Militar, Conseg, OAB, profissionais liberais e representantes de entidades locais.
Convidado pela Prefeitura, o coronel da reserva, Carlos Alberto Camargo, ex-comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo e que atualmente desenvolve projetos de segurança para prefeituras apresentou um modelo de projeto que prevê a participação consistente da administração municipal em ações de prevenção à violência e que pode ser implantado na cidade.
Segundo o coronel Camargo, a prefeitura tem o poder administrativo para coibir abusos, por meio do código de conduta. “Os poderes constituídos podem interferir diretamente no ponto de venda de droga, nas oficinas em que acontecem os desmanches de veículos roubados, por exemplo, entre outros locais que podem servir como base para o crime”, disse.
Em Osvaldo Cruz o código de postura existe há mais de 50 anos. Esse seria o primeiro ponto a ser discutido, segundo o coronel, para recriar um recurso legal como forma de prevenção à violência na cidade.
A Prefeitura deve desenvolver um projeto baseado no modelo apresentado nesta terça-feira e discutir com a sociedade civil e depois apresentar à União e ao Estado a proposta para busca de recursos financeiros visando sua implantação.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.