O escritor Cristovão Tezza é um dos participantes do programa ‘Viagem Literária’, parceria entre a Secretaria Estadual de Cultura e as bibliotecas públicas, que o levou até o município de Pacaembu na última quinta-feira (10).
Atraindo muitas pessoas para a biblioteca municipal, Cristovão Tezza fez um bate-papo com o público, falando sobre sua dedicação à literatura.
Ele nasceu em Lages (SC), em 1952, e ainda criança mudou-se para Curitiba (PR). Foi professor universitário por 25 anos e, em 2009, passou a se dedicar exclusivamente à literatura. Com mais de uma dezena de livros publicados, é autor, entre outros, dos romances Trapo (2007), O fantasma da infância (2007), Aventuras provisórias (2007), Breve espaço entre cor e sombra (1998, prêmio Machado de Assis/Biblioteca Nacional), O fotógrafo (2004, prêmios Academia Brasileira de Letras e Bravo!) e do aclamado O filho eterno (2007, prêmios Portugal Telecom, Bravo! Prime de Cultura, APCA, Jabuti, Zaffari/Bourbon e Prêmio São Paulo de Literatura), romance que foi traduzido para diversas línguas.
O objetivo da atividade foi estimular o prazer da leitura e formar novos leitores, além de valorizar a biblioteca pública da cidade, por meio do contato direto entre o escritor e o público. Também esteve presente Ana Carolina Nogueira, responsável pelo programa ‘Viagem Literária’. Até novembro, a biblioteca de Pacaembu receberá uma atração mensal ligada à literatura, segundo módulos temáticos.
Este primeiro se chama Literatura para Todos. Nos próximos haverá espaço para contação de histórias, literatura infanto-juvenil e o módulo ‘Leituras Escolhidas’, em que autores falam de suas obras prediletas.