A África do Sul planeja se candidatar à realização da Olimpíada de 2020, disse o comitê olímpico local na terça-feira, enquanto o país ainda celebra a bem-sucedida realização da Copa do Mundo de futebol, que terminou no domingo.
O comitê, conhecido pela sigla Sascoc, disse em nota que pretende oferecer uma cidade de primeiro nível para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos no continente.
“O Sascoc anunciou hoje que irá supervisionar formalmente uma candidatura para os Jogos de 2020, e encorajou potenciais cidades anfitriãs a declararem sua intenção de se envolverem no processo”, disse a nota, acrescentando que o governo e outros interessados também devem participar.
A Cidade do Cabo já foi candidata aos Jogos de 2004, mas perdeu para Atenas. Autoridades dizem que Durban e Cabo seriam as mais prováveis candidatas para 2020.
O presidente Jacob Zuma já declarou que, depois de realizar uma Copa, o país está preparado para fazer uma Olimpíada.
A África é o único continente onde não houve Olimpíada, e analistas dizem que vários fatores – inclusive o sucesso da Copa – aumentaram as chances da África do Sul.
No torneio da Fifa, os sul-africanos conseguiram desmentir as preocupações quanto a problemas como a falta de infraestrutura do país ou a criminalidade.