Ontem à tarde, o Comando do 25º Batalhão de Polícia do Interior entregou oficialmente três novas viaturas que serão utilizadas no patrulhamento rural de Dracena. O ato, na sede da 1ª Cia. de Dracena, contou com a presença dos majores Sílvio César Saraiva e Marcelo Antonio Monteiro responsáveis pelo sub-comando e comando do Batalhão; do tenente Barros comandante do policiamento da 1ª Cia; do vereador e presidente do Conseg dracenense Milton Polon; do prefeito Célio Rejani; de oficiais e praças da Polícia Militar e de representantes da imprensa.
O major Monteiro disse que o Batalhão recebeu 13 novas viaturas Palio Adventure Locker, ano 2010, da Fiat, com tração nas quatro rodas, mais altas, robustas e fortes, que foram distribuídas nos municípios da região da Nova Alta Paulista, sendo que cada cidade recebeu uma delas. Ele explicou que na área da 1ª Cia ficam três viaturas: uma em Dracena, outra em Ouro Verde e a terceira em Junqueirópolis.
Segundo o major, receber novas viaturas é muito importante para o Batalhão, que constantemente é beneficiado, e com isso mantém a qualidade do policiamento. “É importante receber novas viaturas e, além disso, a Polícia Militar tem renovado seus equipamentos, coletes e armamentos com o objetivo de fazer frente na prevenção e combate ao crime. Graças ao comando do CPI-8 de Presidente Prudente temos esse apoio e a materialização efetiva da segurança pública”, ressaltou Monteiro.
Milton Polon, presidente do Conseg, agradeceu o convite do comando da Polícia Militar para estar presente e disse que é um momento de alegria e também de reforçar a segurança na zona rural. “O governo, vendo a preocupação de todos com a zona rural, enviou para a região 13 viaturas e disponibilizou três delas para a Cia de Dracena”, disse Polon.
O prefeito Célio Rejani disse estar agradecido ao governo de São Paulo e à Secretaria de Segurança Pública que traz novas viaturas e mais atendimento à população, já que o serviço prestado pela Polícia Militar é exemplar e se torna mais eficiente. “Nós temos que prestigiar essas conquistas que são a nível regional e que melhora a qualidade de vida da nossa população”, afirmou.
Para o tenente Emerson de Barros, responsável pelo policiamento da 1ª Cia, essas três novas viaturas chegam em boa hora e vão auxiliar muito o policiamento a chegar nos locais de ocorrências na zona rural. Explicou que existem certas ocasiões, quando o tempo é chuvoso, que fica difícil chegar nos locais de fatos policiais, mas com essas viaturas, os problemas de acesso à zona rural serão resolvidos. “É uma tranquilidade maior para o policial e a população”, resumiu o tenente.
A reportagem falou ontem à tarde por telefone com o coronel Homero de Almeida Sobrinho, comandante do CPI-8 de Presidente Prudente, que confirmou que a área do 25º Batalhão de Dracena, por ter mais municípios, recebeu maior número de viaturas. Outras dez foram para o 42º Batalhão de Presidente Venceslau. Ele explicou que nas duas áreas, os municípios têm características e patrimônios de zona rural que exige este tipo de viaturas adequadas para estradas não pavimentadas.
“Foi uma reivindicação de dois anos atrás e a consulta foi feita junto à indústria, a fim de conseguir uma viatura com suspensão adequada e o governo do Estado liberou a verba. A demora maior foi definir qual o tipo de veículo que pudesse transitar na zona rural com mais facilidade”, disse o coronel. Cada viatura custou R$ 54.900.
De acordo com o comandante do CPI-8, essas novas viaturas atendem as necessidades da zona rural e foram as que melhor se adaptaram ao terreno das estradas não pavimentadas; é a primeira experiência no Estado com este tipo de patrulhamento.