Com a saída de Dunga do comando da seleção brasileira, eliminada após a derrota para Holanda por 2 a 1 nas quartas de final da Copa do Mundo, muitos nomes já começam a ser especulados para assumir o cargo ainda neste ano, entre eles Luiz Felipe Scolari, que acertou seu retorno ao Palmeiras, e Mano Menezes, do Corinthians. Clodoaldo, campeão mundial pelo Brasil em 1970, defendeu a chegada de um treinador experiente.
“Acredito que técnico é uma função de carreira, você tem de ir aos poucos, começar de baixo para ir ganhando experiência, vivencia de jogo mesmo”, disse o ex-jogador do Santos.
Para Clodoaldo, a ida de Dunga para o comando da seleção tem relação com a má campanha em 2006, quando Carlos Alberto Parreira foi duramente criticado pela liberdade dada aos jogadores.
“Não acho que o Dunga tenha caído de paraquedas na seleção. É claro que teve uma preparação. O Ricardo Teixeira [presidente da CBF] quis colocar alguém disciplinador, para fazer as coisas diferente do que aconteceu na Copa passada. Veio para botar ordem na casa”, comentou Clodoaldo. “É claro que também não precisava ser algo tao rígido quanto foi agora.”
Na opinião de Clodoaldo, a falta de experiência de Dunga foi determinante para a eliminação, embora o treinador tenha ganhado as três competições anteriores com a seleção. “Em 70 tínhamos o João Saldanha e de repente ele foi trocado por alguém menos experiente pouco antes da Copa. Mas o Zagallo já havia sido técnico antes de assumir a seleção e talvez tenha faltado isto ao Dunga.”