As temperaturas vêm caindo em Dracena desde ontem (13). Segundo a Cati Regional, hoje (14) a temperatura máxima registrada até o momento na cidade foi de 17ºC e a mínima de 11ºC.

De acordo coma Estação Climatológica da Unesp de Dracena, localizada à rodovia Com. João Ribeiro de Barros, até o momento, a máxima foi 11ºC e a mínima 9ºC.

MUITO FRIO – A massa de ar polar mais intensa deste ano quebrou novos recordes de frio nesta manhã de quarta-feira. De acordo com dados do Epagri/ Ciram (Centro de informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), a estação meteorológica de Urupema registrou mínima de -7,8°C.

A cidade está localizada no Planalto Sul, próxima a cidade de São Joaquim, onde os termômetros marcaram -5,2°C. Como o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) não possui estação na cidade de Urupema, o recorde do Instituto de 2010 continua sendo de General Carneiro, no Paraná, onde a mínima chegou a -5,7°C.

Segundo os meteorologistas da Somar, o frio segue intenso em toda a Região Sul e muitas cidades ainda vão registrar recordes do ano. De uma forma geral, na próxima madrugada as mínimas ainda ficam negativas no centro e sul de Santa Catarina, Serra e no sul do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, desde o sul do Paraná até o Rio Grande do Sul, a temperatura mínima varia entre 0°C e 2°C. Durante a tarde, também faz muito frio nos três Estados da Região, com valor que chega a apenas 6°C entre o sudeste do Paraná e norte de Santa Catarina e aos 10°C no Rio Grande do Sul.

Além do frio, a presença da frente fria na Região e a chegada de uma área de instabilidade conhecida por Vórtice Ciclônico volta a provocar temporais no Paraná, Santa Catarina e extremo norte do Rio Grande do Sul, acumulando até 50mm no noroeste e leste paranaense e no norte catarinense. Por conta das baixas temperaturas, há risco de queda de granizo e as rajadas de vento podem chegar aos 70km/h no centro e leste do Paraná.

De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, a combinação de umidade e baixa temperatura aumenta a chance de queda de neve em algumas cidades da Serra Geral, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, a partir da noite de quinta-feira.

Com informações do Uol e Tempo Agora.