No primeiro dia oficial de campanha, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, realizou nesta terça-feira (6) uma caminhada pelas ruas do centro de Curitiba e voltou a criticar a adversária Dilma Rousseff (PT) pela falta de debates.
Serra afirmou que a petista “não sabe por que quer ser presidente” e ainda disse que enxergava um “exagero de omissão e de não comparação” de propostas entre os candidatos neste momento da campanha.
“Acho que tem que ter debate. Não houve nenhum, nem indireto. Parece que a candidata Dilma não sabe por que quer ser presidente. Eu dei entrevista para o jornal ‘O Globo’, falei lá cinco minutos dizendo o porquê de ser presidente. Aí eu soube, vendo o jornal no domingo, que ela se recusou a dar entrevista para dizer o que pensa. Estava lá a minha coluna, a da Marina e o vazio no dela”, afirmou Serra.”Está chegando a um exagero de omissão, de não comparação [a campanha]. Isso não é bom para o Brasil e para os eleitores. Quem me conhece sabe que debato conteúdo, não questões pessoais. Nunca vi isso em uma campanha”, criticou o candidato do PSDB.
Programa do PT
Serra chamou o programa do PT entregue nesta segunda-feira (5) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de “remendo mal feito” que, segundo ele, tirou “questões polêmicas”.
“Questões polêmicas que eles defendem, como facilitar invasão de terras, controlar a imprensa… Não digo nem que são duas caras [do PT]: são várias caras. A minha é uma só”, argumentou.
Caminhada
Serra percorreu dois quilômetros pela tradicional Rua XV de Novembro, saindo da Praça Santos Andrade até a região conhecida como “Boca Maldita”, na capital paranaense.
Acompanhado pelo prefeito da cidade e candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, de senadores e deputados tucanos, Serra distribuiu abraços a simpatizantes, cumprimentou funcionários de uma loja de calçados e concedeu entrevista em um restaurante no meio do percurso.
Ele chegou à capital paranaense às 11h30 em um avião fretado. Ao G1, disse que “estava animado” para começar o primeiro dia de campanha. Simpatizantes da campanha tucana, munidos de bandeiras e panfletos, participaram da caminhada com Serra.
Depois de completar o percurso, a comitiva do candidato do PSDB foi ao bairro Parolin, região carente da capital, onde o candidato visitou obras de urbanização e construção de moradias populares previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Serra encerra sua agenda em Curitiba com uma palestra sobre “nova gestão de políticas sociais”.
‘Mãe Brasileira’
Ao falar de suas propostas aos jornalistas, Serra voltou a defender a criação do Ministério da Segurança e ainda revelou mais uma proposta de seu plano de governo, o “Mãe Brasileira”, um programa para auxiliar mulheres gestantes a partir do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Quando fui prefeito de São Paulo, vim aqui ver o Beto [Richa], e a administração dele tinha um programa “Mãe Curitibana”. Então, eu copiei e levei para São Paulo. Fiz o ‘Mãe Paulistana’. Agora, vou fazer no Brasil o ‘Mãe Brasileira’. Cuidar das mulheres desde o momento que ficam grávidas. Elas terão uma vinculação com o médico, já saberão em que hospital ir, vão ter os seis exames pré-natais necessários e até para as mais carentes e necessitadas, um enxoval para a criança e o acompanhamento pós-natal”, relatou Serra.