Levantamento do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), no primeiro semestre deste ano, aponta uma dívida existente no comércio mariliense de R$ 11.891.102,02, relativos aos cinco anos de inadimplência de consumidores que deixaram de pagar as contas nos estabelecimentos comerciais da cidade. “Não deixa de ser uma quantia considerável, que não circula na economia local”, lamentou o presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho, ao receber o material pesquisado.
“Isto quer dizer que esta quantia está acumulando a inadimplência, forçando os lojistas a tomarem mais cuidados ao venderem pelo crediário”, concluiu o dirigente. De acordo com os dados apresentados, são 25.874 devedores ativos cadastrados no banco de dados do SCPC da Acim, com 59.926 dívidas ativas cadastradas nos últimos cinco anos, período em que um débito pode ser questionado. “Depois de cinco anos a dívida prescreve”, falou Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, coordenador do SCPC da Acim, ao apresentar os dados para a diretoria da entidade.
“Daí a necessidade do lojista consultar o SCPC para não aumentar esta dívida e nem ter prejuízo com a inadimplência”, falou o dirigente ao se reunir com o presidente da Acim, antes de embarcar para a Palestina, onde foi visitar familiares. “São números preocupantes, pois, sem capital o comerciante não investe na loja e nos produtos e perde vendas”, comentou.