Empresários, autoridades e entidades do município conheceram ontem de manhã, as instalações da Escola Senai em Dracena na avenida Expedicionários, 260, na Vila Barros, que, após longo período de reformas e adequações, está pronta para começar as atividades. Além da estrutura física, a escola já possui vários equipamentos que serão utilizados a partir do próximo dia 26, data prevista para o início dos cursos de mecânica de usinagem em máquinas convencionais e eletricidade.
A informação foi transmitida pelo gerente regional do Senai-SP, José Carlos Dalfré, durante a apresentação da escola. Ele ainda reforçou que o Senai é uma das três primeiras escolas do mundo nas competições em que participa, o que mostra a qualidade na formação de seus alunos. “Trazer uma Escola Senai para o município é difícil, principalmente, pelos investimentos que ela demanda. Temos um cuidado muito grande, pois nos preocupamos com o futuro da escola. O que vai dar vida à escola é a presença dos empresários e também da Prefeitura, que decidiu investir no local, e os empresários contratando esses menores aprendizes”, ressaltou Dalfré.
A migração das indústrias para o interior do Estado foi outro fator citado por Dalfré que potencializa a Escola Senai em Dracena e sua importância na qualificação da mão-de-obra na região. Dalfré ainda enalteceu o trabalho do prefeito Célio Rejani, com constantes visitas a São Paulo para conquista da escola.
O prefeito agradeceu ao Legislativo, aos empresários e a toda equipe que trabalhou para concretização do projeto, como Carlos Henrique dos Santos, que aceitou continuar à frente do Proded (Programa de Desenvolvimento Econômico de Dracena) e acompanhou desde o início as ações para trazer a Escola Senai ao município. Rejani agradeceu em especial José Carlos Dalfré, por ser o “embaixador de Dracena” junto ao Senai, defendendo a cidade para que chegasse ao êxito de sediar uma escola.
O secretário municipal da Indústria e Comércio, Carlos Crociolli comentou sobre os investimentos no prédio, desde aquisição, reformas, equipamentos, adequações, num total de cerca de R$ 543 mil. Também informou sobre o crescimento das empresas instaladas na cidade em comparação ao ano passado.
Carlos Henrique dos Santos reforçou a contribuição de todos os presentes e também da comunidade para trazer os alunos até a Escola Senai.
O prefeito Célio Rejani ainda convidou os empresários para levarem os funcionários para conhecer a escola, divulgando as atividades e fazendo com que aumente a procura pela qualificação.
O apoio do Legislativo ao projeto foi destacado por Juliano Bertolini, assim como todo o trabalho feito nos bastidores e a parceria com a administração que proporcionou o acompanhamento de todos os passos pelos vereadores.
Rui Palma, da Associação Comercial e Empresarial (ACE), reforçou o ganho de Dracena e região na qualificação da mão-de-obra que vem suprir a demanda das indústrias, de forma que dêem continuidade às suas atividades.
A apresentação da escola contou com a presença dos gerentes regionais do Senai, José Carlos Dalfré (São Paulo) e Sebastião Roberto de Andrade (Presidente Prudente); além do prefeito Célio Rejani e a primeira-dama Darcy; Juliano Bertolini (Câmara Municipal); Carlos Henrique dos Santos (Proded); Rui Palma (ACE); Sérgio Roberto de Souza (Ciesp/Fiesp); e Carlos Crociolli (secretário da Indústria e Comércio). Também foi assinado o convênio que autoriza o funcionamento da Escola Senai em Dracena.
INSCRIÇÕES – O gerente regional do Senai de Presidente Prudente, Sebastião Roberto de Andrade, informou que as inscrições para os cursos de mecânica e eletricidade já poderão ser feitas na próxima segunda e terça-feira, dias 19 e 20. A preferência das vagas será para alunos indicados pelas empresas, que deverão comparecer à Escola Senai Dracena com uma carta de indicação e CPF. São oferecidas 16 vagas para cada curso e aquelas que não forem preenchidas pelas indicações ficarão disponíveis para a comunidade. Podem se inscrever pessoas que tenham concluído o ensino fundamental (1ª a 4ª série) e tenham entre 14 e 23 anos de idade. Mais informações pelo telefone 3821-2301. Os cursos têm carga horária de 800 horas, duração de dois semestres e ocorrerão no período da tarde, das 13h20 às 17h15.
VISITA – Ontem pela manhã, o prefeito Célio Rejani acompanhado do gerente regional do Senai de Presidente Prudente, Sebastião Roberto de Andrade e do gerente regional do Senai-SP, José Carlos Dalfré conheceram as novas instalações do Jornal Regional – rua Brasil 1.378. Eles foram recepcionados por Edir Gonçalves e Márcio Magno Ribeiro. Pelo Portal Regional [portalregional.net.br] você ainda confere todas as fotos do evento de apresentação da Escola Senai Dracena e a assinatura do convênio.