As agências de turismo têm registrado grande procura pelos pacotes de viagem neste mês de julho, aproveitando o período de férias. Diferente do ano passado, quando o setor teve problemas devido aos casos de gripe A (H1N1) que se espalhavam pelo mundo, este ano, as agências comemoram os bons resultados em vendas. Luciano Gerlin da Silva, da agência Luciano Turismo, destacou que houve um crescimento muito bom na venda de viagens, não só em comparação a julho, mas a todos os outros anos. “A procura por viagens aumentou em 30% e tem sido excelente na agência, mostrando que a cada ano está se fortalecendo”, comenta.

Luciano ainda reforça a importância das pessoas comprarem os pacotes com antecedência. “Quem viaja em julho, já se programou há uns dois meses. Também recebemos procura de última hora, mas as opções ficam mais restritas, e muitas vezes, as pessoas já não encontram o que queriam. É a época em que mais viajam e que também custa um pouco mais caro; as viagens para o litoral ainda saem mais em conta do que em janeiro e carnaval”.

Entre os destinos mais procurados estão Bariloche, Europa e o Nordeste de modo geral.

As viagens para Disney também, segundo Luciano, que já está vendendo pacotes para o ano que vem. Outra opção são os hotéis fazenda e resorts. “Percebemos que o mercado está mais aquecido, considerando o final de 2008, quando a crise mundial afetou todos setores e deixou as pessoas receosas no ano passado, mas começou a reagir novamente. Hoje também há a facilidade de voo com passagens econômicas saindo de Presidente Prudente, e o início das operações da TAM na região, a partir de agosto, deve colaborar ainda mais para o aumento das viagens”, disse Luciano.

VIAGENS O ANO TODO – Na agência Exclusiva, que foi inaugurada em maio do ano passado, Janaína Campos Balista confirmou o aquecimento do mercado, ressaltando a procura de clientes que estão se programando para janeiro. Buenos Aires, Gramado e Nordeste são os destinos preferidos para as viagens de julho, geralmente fechadas em março e junho. “Alguns ainda viajam no fim de julho e começo de agosto. Para aqueles que não querem pacotes de viagens longas, indicamos os finais de semana em resorts e hotéis fazenda da região”, conta Janaína. Ela ainda considera que as vendas de viagens têm sido excelente neste ano e que as pessoas estão viajando o ano todo.

CONHECER A NEVE – Na avaliação de Francisco Caldas, da agência Xik Tur, de Tupi Paulista, o aumento foi de mais de 40% na venda de pacotes de viagem neste mês de julho em comparação com o mesmo período do ano passado. Ele explica que, no ano passado, os casos da gripe suína deixaram os turistas temerosos em relação às viagens para América do Sul, como Chile, Argentina, o que atrapalhou bastante o setor. No entanto, este ano, os pacotes para Europa, Bariloche, Buenos Aires voltaram a ter grande procura. “Muitos querem aproveitar o frio e esquiar, escolhendo Bariloche. Outros vão para a Europa aproveitar o calor, ou ainda no Brasil, em Porto Seguro, com passagens a preços convidativos”.