A partir do próximo ano, os dois prêmios individuais de maior prestígio do futebol mundial serão unificados. A Fifa anunciou nesta segunda-feira que vai reconhecer o troféu Bola de Ouro, criado pela revista France Football para eleger o melhor jogador do planeta.
O vencedor do prêmio será anunciado no mês de janeiro de 2011, e será o primeiro da fusão da Bola de Ouro com o troféu de melhor jogador do mundo que a Fifa vinha entregando desde 1991.
“Queremos unir, com um mesmo troféu, a tradição de mais de 50 anos da France Football com a da Fifa, que já tem 16 anos, para contemplar um só prêmio que seguirá sendo chamado de Bola de Ouro”, explicou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, ao firmar contrato com Marie-Odile Amaury, diretora da empresa que edita a revista.
A France Football criou o troféu Bola de Ouro em 1956, através de uma eleição feita com a participação de jornalistas do mundo inteiro. Já o prêmio da Fifa utiliza como critério os votos dos técnicos de seleções nacionais e seus capitães.