Dando sequência ao trabalho do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura da Paz (Programa Girassol) de Panorama, em parceria com a Diretoria de Saúde e Prefeitura local foi realizada na última sexta – feira (23), a oficina de capacitação para todos os funcionários da Saúde. Com a participação dos diretores e coordenadores das escolas municipais e estaduais do município somando cerca de 100 participantes no total.
A oficina foi ministrada pela assistente social, Neli Henriques Caccozzi, de Presidente Prudente, que é também é terapeuta de família e casal, especialista em terapia comunitária, docente em cursos de pós-graduação; facilitadora em capacitação de recursos humanos; supervisora e capacitadora de projetos da Assistência Social.
A oficina teve inicio às 13h e terminou às 17h, no anfiteatro da Divisão Municipal de Educação e abordou os temas violência, família, contemporaneidade e resiliência.
O objetivo foi sensibilizar a equipe a temática violência, suas origens, suas consequências, como detectar situações de violência, qual o caminho para reverter essa realidade, e a importância do acolhimento e do apoio às vítimas de violência.
Segundo a psicóloga, Andréia de Melo Dias Linhares, e uma das coordenadoras do núcleo, a falta de vínculo afetivo familiar e falta de limites dentro de uma família é um dos grandes motivos que levam a violência e a dependência química. “A criança que não encontra limites dentro de sua família procura-o dentro da sociedade”, conclui.