Um grupo de homens armados assassinou nesta quinta-feira (1/7) o prefeito de Santo Domingo de Morelos, Nicolas García Ambrosio, e o procurador do município, Ángel Pérez García, no estado de Oaxaca, no sul do México.
O ataque, que também deixou o tesoureiro municipal Nicasio Hernández ferido, aconteceu na estrada que liga San Pedro Pochutla a Santo Domingo de Morelos, a cerca de 300 quilômetros da cidade de Oaxaca, na zona litorânea do estado.
De acordo com os primeiros relatórios da polícia, o prefeito, do PRD (Partido da Revolução Democrática), e os outros funcionários viajavam a bordo de uma caminhonete oficial quando foram baleados por homens armados e com o rosto coberto. Os agressores roubaram 190 mil pesos (equivalente a 15.200 dólares), além de cheques assinados pela prefeitura no valor de 1,3 milhão de pesos (104 mil dólares). O documento afirma ainda que a caminhonete na qual viajavam as autoridades municipais apresenta 11 marcas de bala, mas o calibre da arma ainda não foi determinado.
As vítimas, além de seus cargos municipais, também eram professores de educação primária e integrantes da Seção 22 do SNTE (Sindicato Nacional de Trabalhadores da Educação). A diretoria da Seção 22 do SNTE, por meio de seu porta-voz, Gabriel Melitón Santiago González, informou que a assembleia estadual do grêmio “exigirá o esclarecimento dos fatos, que fazem parte de outros atos violentos registrados no estado”.
No próximo domingo (4/7), serão realizadas em Oaxaca eleições para governador, deputados locais e prefeitos.