Com a desclassificação do Brasil na Copa da África, a Globo registrou média de 45 pontos no ibope, segundo dados prévios, não consolidados, medidos em tempo real na Grande São Paulo. Isso representa um ponto a menos do que a emissora registrou no início da semana com Brasil 3 x 0 Chile.

A Band novamente se isolou na vice-liderança, com 12 pontos –mas, igualmente, isso representa 1 ponto a menos do que ela obteve com Brasil x Chile, na última segunda-feira.

A transmissão da partida prejudicou muito as emissoras que não têm direitos de transmissão. Durante todo o jogo Holanda 2 x 1 Brasil, o SBT não passou de 2 pontos de média, e a Record e a Rede TV não ultrapassaram nem 1 ponto. Segundo a metodologia, cada ponto equivale a cerca de 60 mil domicílios sintonizados na Grande São Paulo.

De forma geral, a audiência dos jogos da atual Copa do Mundo caiu de 15% a 30% em relação à Copa da Alemanha em 2006. Parte desse público migrou para a TV paga. Em 2006 havia cerca 4,2 milhões de assinantes no país, mas em 2010 esse número já passa de 8 milhões. Outra fatia desse público migrou para a internet, embora o delay das transmissões pela web ainda seja um grande desconforto (até 30 segundos de atraso).