A Oficina de Capacitação para Museus começou ontem, na Secretaria Municipal de Educação em Dracena. Participam 24 pessoas das cidades de Marabá, Adamantina, Tupi Paulista, Junqueirópolis, Osvaldo Cruz, Panorama, Pacaembu e Presidente Venceslau, além de Dracena.

De acordo com o museólogo Paulo Nascimento, que ministra a oficina, o objetivo é aprimorar os conhecimentos tanto dos profissionais da área quanto dos demais interessados, preparando-os para elaborar um plano museológico. Paulo ressaltou que o estado de São Paulo é o que possui mais museus no País, mas que carece de cursos de formação e de profissionais para atuar na área. “Dos 2.800 museus no Brasil, só o estado de São Paulo possui 500”, comentou.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Dracena é o primeiro passo para que a região possa desenvolver ações para criação de museus, como uma forma de preservar a memória e a história das cidades. A oficina ocorre em parceria com o governo estadual, através do SISEM (Sistema Estadual de Museus) de São Paulo e a Prefeitura.

Ontem, foi realizado o módulo I, que dispõe sobre temas de embasamento teórico como: definição e noções de museus; museologia e patrimônio; glossário de termos museológicos; introdução ao planejamento e à gestão de museus, e legislação. Hoje, serão tratados conhecimentos específicos como: plano museológico, elaboração, metodologia e implantação; diagnóstico, fases de elaboração e avaliação. O encerramento será amanhã (28) com atividade prática.

Um dos participantes da oficina é Antonio Costa (Nick), que está se formando em Artes e é restaurador. Ele quer se especializar em história da arte e, justamente por gostar da história dos objetos, possui várias peças antigas guardadas. “Quando pensamos em museu, pensamos em algo grandioso, mas um simples objeto pode resgatar a história de uma vida inteira”, destaca.