A maioria das mulheres sonha em mudar alguma coisa em seus corpos. Os procedimentos estéticos estão aí para ajudar a realizar o sonho do corpo perfeito. Um dos procedimentos mais atuais e que também dividem as opiniões é o uso de células-tronco adultas para reconstruir ou turbinar os seios.
Os especialistas explicam que o procedimento ainda não foi autorizado no Brasil, mas países como a Aústria, o Japão e a Espanha já fazem uso da técnica e com muito sucesso.
Como funciona?
Normalmente, quando se quer aumentar o seio recorre-se à prótese de silicone; com a nova técnica, retira células-tronco da gordura da própria paciente depois de uma lipoaspiração. Em seguida, elas são separadas em laboratório e misturadas com a outra parte da gordura que foi aspirada.
O material colhido é injetado nas mamas, fazendo com que ganhem volume. As células-tronco se dividem e dão origem às células semelhantes à progenitora. Como o corpo pode absorver uma parte da gordura, às vezes é preciso repetir o procedimento para atingir a um resultado satisfatório.
Mas, no Brasil não se sabe quando a técnica será liberada.
Resultados com as células-tronco adultas já são utilizadas em pesquisas e algumas terapias, com grandes avanços.
De acordo com o médico Carlos Alexandre Ayoub, diretor do Centro de Criogênia Brasil, além do aumento dos seios, a técnica pode ajudar em outros procedimentos. “As células-tronco poderão ser usadas para retirada de rugas, eliminação de cicatrizes, manchas e sinais”. Na Espanha, o método é usado há algum tempo para reconstrução de mamas em pacientes com câncer, e de forma bastante segura, sem risco de rejeição.
As células-tronco são a grande aposta da medicina atual, porque ao se dividirem podem se transformar em qualquer um dos 216 tipos de células que formam o corpo humano.
Enquanto a técnica para adquirir seios “turbinados” a partir de células-tronco não é aprovada, os grandes avanços e descobertas no tratamento de doenças, como por exemplo, diabetes juvenil e lesões na medula, são comemorados.