A diretoria executiva da Petrobras aprovou proposta de criação da Unidade de Operações de Exploração e Produção do Sul (UO-SUL), em Itajaí, no Estado de Santa Catarina. Conforme informações da estatal, a UO-SUL foi criada devido ao crescimento das atividades da Unidade de Operações de Exploração e Produção da bacia de Santos (UO-BS), com o objetivo de distribuir melhor a “responsabilidade pela gestão das operações de exploração e produção da bacia de Santos, que se estende de Cabo Frio (RJ) a Florianópolis (SC)”.
De acordo com a Petrobras, a nova unidade responderá pela produção das áreas de Tiro e Sídon, que ainda estão em fase de teste de longa duração, produzindo atualmente cerca de 17 mil barris por dia de petróleo leve, e pelo desenvolvimento da produção dos campos marítimos de Cavalo Marinho, Caravela, Estrela do Mar e Tubarão. Atualmente, está em fase final de contratação um sistema definitivo de produção para Tiro e Sídon, com capacidade de 80 mil barris por dia, com entrada em operação prevista para 2012.
A unidade será responsável também pelo desenvolvimento, em terra, na Bacia do Paraná, da produção do campo de Barra Bonita. Na área de atuação da UO-SUL também estão sendo desenvolvidas atividades exploratórias, incluindo blocos localizados na bacia de Pelotas, de onde a estatal espera resultados para permitir a continuidade e o crescimento da produção da área. A Petrobras informou ainda que criação da unidade Sul também permitirá que a UO-BS tenha um maior direcionamento para os projetos e para a produção dos polos Uruguá-Tambaú, Mexilhão, Merluza e Centro (do pré-sal) da bacia de Santos.