A partir de agosto, 100 crianças e adolescentes que estudam na rede pública de ensino de Dracena e pertencem a comunidades vulneráveis socialmente começam a ser atendidas pelo programa AABB Comunidade. O programa oferece atividades esportivas, culturais e artísticas no contra-turno da escola, utilizando o espaço físico da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) local.
As parcerias foram firmadas ontem, com a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Dracena e a Fundação Banco do Brasil, representada por André Lemos, presidente da AABB local. Além do prefeito Célio Rejani, também estiveram presentes o vice Enivaldo Sartori, Juliano Bertolini (presidente da Câmara Municipal), Irmes Mattara (secretária da Educação) e Natalina Chítero (coordenadora pedagógica do programa), vereadores, professores e diretores de escola.
Irmes Mattara explicou que o programa AABB Comunidade visa contribuir para o combate à evasão escolar. “O objetivo é fazer com que os alunos evadidos voltem à escola e que seus irmãos não sigam o mesmo caminho. Além disso, a todo um acompanhamento das famílias”.
O programa oferecerá 11 modalidades esportivas, além das atividades culturais e artísticas. Para isto, contará com oito professores que receberam treinamento em Goiânia. “A parceria é bem vinda, principalmente, por atender as comunidades mais carentes e evitar que o quadro de desistência escolar se repita”, destacou a secretária.
A coordenadora pedagógica do programa, Natalina Chítero, informou que foram selecionados para o programa 60 alunos da Emefi Guilherme Tammerik e seus irmãos com problemas de evasão escolar e em situação de vulnerabilidade social das Emefis Luiza Rossa Ribeiro e Alfredo Machado.
André Lemos lembrou que o programa já havia sido apresentado para Prefeitura em outra época, mas somente agora encontrou apoio para começar. Ele disse que a AABB de Dracena está recebendo várias reformas, nas quadras, salão e iluminação, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, que comprará todo o material necessário para o programa. A Federação Nacional das AABBs prepara os professores e faz os investimentos no clube e a Prefeitura transporta os alunos e disponibiliza os profissionais para as atividades.
O prefeito Célio Rejani descreveu o programa como marcante para a cidade. “Estamos resgatando cem crianças das situações de vulnerabilidade, oferecendo oportunidade para uma mudança de vida e um futuro melhor”. Ele ainda enalteceu a postura de André Lemos, que mesmo tendo sido seu adversário político, procurou a administração para que juntos trouxessem mais um benefício para a comunidade dracenense. “A Prefeitura está aberta a tudo que possa trazer benefício à comunidade”.
Outro fator que contribui para o programa é que a AABB está localizada próximo aos bairros que têm maior necessidade dos atendimentos.