O treinamento dos recenseadores para o Censo 2010 teve início ontem, na escola Moacir Simardi, em Dracena. Até sexta-feira, as duas turmas vão intensificar os estudos sobre os conceitos básicos do Censo, além de receber dicas de como fazer as entrevistas, como se comportar diante das possíveis adversidades e aprender a manusear o computador de mão (PDA). As informações são repassadas pelos Agentes Censitários Supervisores (ACS). No sábado, os candidatos farão uma prova, por meio da qual serão selecionados para dar início à coleta de dados do Censo, em 1º de agosto.

De acordo com o IBGE, o uso do PDA equipado com GPS (Sistema de Posicionamento Global) na aplicação do questionário é parte de uma série de inovações deste que será o primeiro Censo completamente informatizado do Brasil. O acompanhamento do trabalho dos recenseadores, por exemplo, será realizado em tempo real: as informações serão transmitidas a um sistema que oferecerá relatórios e gráficos, demonstrando a situação do andamento da coleta e as quantidades de domicílios e pessoas já recenseadas.

Durante cerca de três meses, os recenseadores visitarão os domicílios coletando informações. Caso eles não consigam encontrar moradores durante o horário comercial, farão visitas no horário noturno ou mesmo durante os finais de semana. A opção de preencher o questionário pela Internet só é válida após a visita do recenseador – que fornecerá ao morador um envelope contendo códigos que dão acesso ao questionário, num site seguro e criptografado.

O questionário não estará na homepage do IBGE e não será possível acessá-lo sem antes receber a visita do recenseador. Além disso, o IBGE não enviará nenhum e-mail solicitando preenchimento de questionários.