Uma pane que atingiu ontem o sistema da Claro em São Paulo deixou milhares de clientes da operadora sem o serviço de banda larga e telefonia celular por pelo menos 12 horas. O problema foi identificado pela manhã, por volta das 9 horas. Em nota oficial, a companhia garantiu que a ?instabilidade? na rede foi totalmente resolvida às 12h40. Até o início da noite de ontem, porém, clientes ainda enfrentavam dificuldades com a falta de sinal.

Durante o dia, informações desencontradas foram divulgadas sobre o assunto. A Claro não informou os motivos da pane nem quantos usuários foram afetados. A empresa disse apenas que a ?instabilidade? teria se restringido ao Estado de São Paulo, nas regiões que abrangem os códigos de área de 11 a 19. Entretanto, em redes sociais como o Twitter, clientes de outros Estados, como Minas Gerais e Rio de Janeiro, também relatavam problemas com a operadora. A internet serviu de canal de comunicação para os usuários que não conseguiam esclarecimentos no serviço de atendimento da empresa.

Enquanto a Claro insistia em dizer que a pane estava solucionada, clientes corporativos da empresa recebiam e-mails consecutivos com a prorrogação do prazo para o restabelecimento da rede. A última previsão, enviada por volta das 18 horas, indicava que o serviço seria normalizado às 21h30. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está investigando as causas da pane e deve se manifestar sobre o assunto hoje. O órgão regulador precisa ser informado do problema e de seus impactos assim que ele é detectado.