A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) e parceiros, prepara para entre os dias 4 e 14 de setembro, a 47ª Prudente Expo. O evento, que será realizada no Recinto de Exposição Jacob Tosello, espera receber nos 10 dias festa cerca de 100 mil pessoas, conforme adianta o secretário municipal da pasta Carlos Frederico Machado Dias. “A projeção é a mesma da rotatividade de público registrada na edição passada. Por sermos cidade-sede de região, o evento se torna grandioso porque além dos prudentinos, moradores da região e de outras partes do Estado também acabam participando”, adianta. Leilões, rodeios, shows, exposições de animais, gastronomia, dentre outras atrações, estão previstas.
Hoje, trabalhadores da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) começaram a fazer limpeza no local. O mato alto é aparado e algumas repartições internas são lavadas. O mutirão de limpeza conta com apoio de maquinário e um caminhão-tanque.
Conforme o secretário, dos 24 leilões previstos, 14 serão realizados pela empresa leiloeira J.A. Leilões, que leiloará bovinos, muares e equinos. Ainda de acordo com Dias, os outros 10 leilões serão organizados pelo Núcleo do Nelore, do qual fazem parte aproximadamente 100 produtores de gado da raça nelore. Estandes comerciais que tratam sobre as novidades do campo, também estão previstos. “São pessoas ou empresas que levam seus produtos para serem comercializados ou expostos, tais como carros, tratores, dentre outros”, acrescenta.
A praça de alimentação, adianta o secretário, será composta de 50 barracas gastronômicas, e o parque de diversões com atrações para crianças e adultos. Shows artísticos após as noites de rodeios também estão previstos, mas as atrações ainda não foram divulgadas. O secretário salienta que o Coral dos Servidores Públicos Municipais também já está confirmado para se apresentar no local. “Sem contar que assim como no ano passado, vamos disponibilizar o estacionamento que tem em torno de quatro mil lugares para carros, além de bolsões de moto. Para que a segurança do local seja mantida, também estaremos contando com os apoios das Polícias Militar e Rodoviária”, revela.
Para que tudo seja viabilizado e o recinto de exposição esteja em condições para sediar a festa, uma comitiva formada por engenheiros e representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, além de engenheiro, arquiteto e técnicos municipais, inspecionaram na manhã de ontem (20) o local com a finalidade de verificar as atuais condições do espaço e levantar quantos serão necessários para reforma e revitalização do local. Na ocasião o diretor do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) e representante da Coordenadoria de Defesa da pasta estadual de Agropecuária, Abílio Salvador Montes Gonçalves, disse que por meio da visita um laudo deverá ser elaborado para identificar o custeio das melhorias previstas. Uma nova vistoria técnica para verificar o andamento das obras previstas está marcada para o dia 10 de agosto.