Ontem foi comemorado o Dia do Comerciante, uma das profissões mais antigas e de grande importância para a economia mundial. Há 31 anos trabalhando em Dracena, Bonfilho Antonio é um dos que seguem na profissão com alegria. Ele começou como vendedor e atualmente é proprietário da Loja dos Retalhos e Realeza, atuando no ramo de tecidos e confecções em geral.

Bonfilho nasceu em Taiúva (SP) e veio para Dracena em 1979, depois de passar por Osvaldo Cruz, Junqueirópolis e Tupi Paulista. Aqui, adquiriu o prédio do antigo Supermercado Mendes e fundou a Loja dos Retalhos, no local em que funciona até hoje. Na época, o prédio foi todo reformado e, ao longo dos anos, não parou de receber modificações.

“O comércio é uma arte. Além de gostar do que faz, o comerciante precisa investir em mercadorias, oferecer bom atendimento e sempre estar acompanhando as mudanças do mercado, renovando o visual, buscando atrair e agradar seus clientes”, explica Bonfilho.

Ele ainda reforça o retorno para a própria cidade – “é uma atividade que gera muitos empregos, movimenta a economia e ajuda a desenvolver a cidade”.

As duas lojas empregam cerca de 30 funcionários em Dracena e uma delas, a Realeza, está sob o comando da filha de Bonfilho, Juliana e o genro Rodrigo. Mesmo com dois anos de funcionamento, a loja também passou por reformas importantes e continua atraindo cada vez mais clientes.
Bonfilho ressalta que o comércio da cidade tem retribuído os investimentos. “Dracena cresceu muito e temos clientes de várias cidades da região”.

Além de comemorar o Dia do Comerciante, Bonfilho Antonio também festeja na mesma data mais um ano de vida. Aos 64 anos, ele afirma que sempre gostou da profissão e não pensa em mudar. Aproveitou a oportunidade e parabenizou a todos os comerciantes, que tem papel importante na geração de empregos, pela data. Ele é casado com Eurides Batella Antonio e tem três filhos – Alessandra, Marcos e Juliana.