O Viveiro Municipal de São José do Rio Preto já está preparado para receber uma grande doação. O local foi revitalizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo para receber 15 mil mudas oferecidas pela CPFL -Companhia Paulista de Força e Luz.
De várias espécies, as árvores são indicadas principalmente para o plantio em calçadas, praças e áreas verdes urbanas. “São árvores de porte pequeno e médio, que não irão atingir os fios de energia elétrica, um dos principais problemas que a empresa enfrenta com a arborização urbana”, explica o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Érico Ferreira Trindade.
Além de serviços de limpeza, o Viveiro Municipal está com um espaço ampliado para a produção de mudas com dois taludes. Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo Hermes Gelsi Júnior, será possível acelerar o processo de crescimento das mudas.
“Normalmente demora de 3 a 4 meses desde a primeira etapa da sementeira até ir para o balainho ou porta-mudas. Não precisaremos utilizar os tubetes que são mais indicados para mudas mais sensíveis. Completaremos o processo em apenas um mês”, esclarece Júnior.
Na próxima semana, os engenheiros agrônomos da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo irão até São Joaquim da Barra buscar as mudas doadas.