A situação da saúde das famílias atendidas pelo programa Bolsa Família deve ser acompanhada semestralmente, obedecendo a uma das condições para o recebimento do benefício. Em Dracena, neste primeiro semestre, o acompanhamento foi feito por 76% das famílias que integram o programa, índice considerado positivo pela coordenadora do Bolsa Família na Saúde, Flávia Rugai Santos.

Ela conta que o ideal seria alcançar a cobertura de 100% das famílias, no entanto, a maior dificuldade é a localização dos beneficiários. “Muitos não comunicam a alteração de endereço no cadastro, pois como o programa é federal, conseguem receber em qualquer lugar. Também é difícil encontrar as pessoas que moram na zona rural, porque os endereços estão no nome do patrão”, aponta Flávia.

No acompanhamento é feita a verificação da carteira de vacinação, do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos, pré-natal das gestantes, entre outros procedimentos. Flávia ainda lembra que o descumprimento das condições previstas no programa podem ter o benefício bloqueado ou cancelado.

De acordo com dados da Caixa Econômica Federal, em Dracena, no mês de junho, receberam o Bolsa Família 1.311 famílias; em julho 1.295 e em agosto 1.339.