O nadador paraolímpico Alexandre Fernandes, da equipe ADEF/Semelju/Unifadra/Estilo Livre, estará disputando a 2ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Natação neste final de semana em São Paulo. Alexandre e seu técnico Júlio César Monteiro viajaram ontem para o Congresso Técnico, marcado às 18h30, no Novotel Jaraguá, no bairro Bela Vista da capital paulista.
A competição será disputada em três etapas: duas no sábado e uma no domingo, valendo como seletiva para futuras convocações para o selecionado nacional e
pelo título brasileiro na categoria e provas, que deverá ser decidido no
início de dezembro na capital gaúcha, Porto Alegre-RS, na 3ª etapa nacional e encerramento do Circuito Brasileiro.
O nadador dracenense participará das três etapas, nadando no sábado pela manhã
os 100 m nado borboleta; no sábado à tarde os 50 m livre e os 400 m nado livre,
finalizando no domingo pela manhã, com os 100 m nado livre.
Além dos nadadores que estavam na Holanda disputando o campeonato mundial,
participarão desta etapa somente os melhores nadadores das fases regionais (Norte/Nordeste, Centro Oeste e Sul/Sudeste), mais os nadadores que tenham índices superiores a 85% dos recordes mundiais.
Além dos mais de 500 nadadores brasileiros, foram convidados clubes da Venezuela, Colômbia, Argentina, EUA e outros, num total de sete países, somando mais de 700 atletas.
O técnico Júlio Monteiro disse que Alexandre buscará melhorar suas marcas nesta nova categoria, uma vez que o Comitê Paraolímpico Brasileiro está tentando, junto ao Comitê Internacional, por uma reavaliação do nadador dracenense. A mesma foi alterada no Mundial de Piscina Curta no final do ano passado, no Rio de Janeiro-RJ, deixando Alexandre de fora da seleção brasileira que participou do Campeonato Mundial da Holanda, o que vem prejudicando em muito a carreira do nadador.
Monteiro destaca que, nesta nova categoria, Alexandre compete com nadadores menos comprometidos em suas deficiências, principalmente dos membros inferiores.
Mesmo assim, o nadador vem treinando forte para tentar atingir as marcas mundiais exigidas para esta categoria, como incentivo para quando voltar a sua categoria inicial, estar bem melhor que os demais concorrentes. Alexandre está com a 2ª melhor marca do Brasil nesta nova categoria, nos 50 m livre, 400 m livre e a 3ª melhor marca nos 100 m livre e 100 m borboleta.