A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que terminou no último sábado, busca incentivar a reflexão da comunidade sobre o tema “Oportunidade: um sopro para ir além”. Assim, as Apaes – Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, procuram mostrar o trabalho junto às pessoas com deficiência intelectual para conquista de sua independência, além dos esforços na promoção da inclusão social delas.
Em Dracena, encontramos exemplos de como algumas oportunidades têm ajudado a transformar a vida de quatro alunas que frequentam a Apae. Incluídas no mercado de trabalho, elas contam que foram muito bem recebidas nas empresas, estão felizes com as atividades e com o que ganham. Também destacaram o atendimento recebido pela equipe da Apae neste processo.
As quatro alunas são Angelita Martinez Ginel, 33 anos, repositora da feirinha do Supermercado Troyano Mais; Elisabete Mendes da Costa (Junqueirópolis), 39 anos, empacotadora da padaria do Supermercado Troyano Mais; Luseli Marques Rodrigues, 22 anos, que presta serviços para a Medral e Simone Mendes de Oliveira, 32 anos, empacotadora de mercadoria no Supermercado Troyano, próximo à igreja Matriz.
Ivone Fávero, diretora pedagógica da Apae de Dracena, informou que as alunas trabalham em período integral, almoçam todos os dias na instituição e continuam o acompanhamento com a equipe multidisciplinar. Ela ainda comentou que Elisabete comprou uma máquina de lavar roupas para a mãe, depois que começou a trabalhar. Das alunas, somente Luseli realiza as atividades na própria Apae, com a supervisão da equipe.
O trabalho da Apae com as empresas começou a partir da obrigatoriedade de cumprir a lei de cotas para portadores de deficiência, e conta com o suporte da terapeuta ocupacional Jeane Junqueira. Atualmente, a Apae de Dracena possui 26 alunos incluídos no ensino regular nas escolas estaduais e municipais da cidade, além das quatro alunas no mercado de trabalho. “Pretendemos que elas se tornem ainda mais independentes”, comenta Ivone.
Durante a Semana Nacional, alguns profissionais da Apae de Dracena participaram de capacitação em Presidente Venceslau e Osvaldo Cruz, e também estariam em Adamantina na última sexta-feira.