Em duas ocorrências distintas no Pontal do Paranapanema nesta terça-feira (24), a Polícia Ambiental apreendeu uma arma e uma cascavel, em Teodoro Sampaio e espingardas de mergulho e outros artefatos para pesca predatória em Rosana. Ambas foram através de denúncias.

Uma equipe da base operacional de Rosana recebeu informações de que no Rio Paraná, jusante da Usina Hidroelétrica Sérgio Motta, Bairro Pontal, havia três pessoas que estavam praticando pesca subaquática.

Ao realizar bloqueio pelas proximidades, abordou um veículo com cinco ocupantes. Durante vistoria foram encontradas três espingardas de mergulho, três setas para arbaletes, máscaras de mergulho e snorkel, dois macacões de mergulho, três pares de nadadeiras, duas cintas de lastro, uma touca de mergulho, um par de botas, uma faca de mergulho e um peixe da espécie dourado pesando 1 kg e medindo 44 cm com marca visível causada pela seta do arbalete.

Depois de serem questionados, três ocupantes do veículo confirmaram a pesca de mergulho e diante dos fatos foram confeccionados três autos de infração ambiental por pescar espécies que devam ser preservadas, totalizando R$ 3.020,00. Os materiais apreendidos ficaram apreendidos a disposição da justiça e o pescado foi depositado na vala sanitária do distrito de Primavera, já que o laudo veterinário constatou que estava impróprio para o consumo.

Na outra ocorrência, uma equipe do 3º Pelotão de Polícia Ambiental de Teodoro Sampaio deslocou-se até a Rua José de Moraes, Centro em Teodoro Sampaio e, após o consentimento do morador, entrou na residência e encontrou uma espingarda calibre 36, 20 cartuchos calibre 28 e uma serpente cascavel. Indagado a respeito da arma e do animal, o envolvido disse não ter documentação da arma nem autorização para manter o animal em cativeiro.

Ele foi multado no valor de R$ 500,00 por manter espécie em cativeiro sem autorização do órgão competente. Após análise de médico veterinário, a serpente foi solta em seu habitat natural.