A candidatura conjunta de Espanha e Portugal para sediar a Copa do Mundo de 2018 ou de 2022 ganhou dois importantes reforços nesta terça-feira. Os dois maiores astros do futebol português na atualidade, o jogador Cristiano Ronaldo e o técnico José Mourinho, ambos do Real Madrid, fizeram parte da recepção feita aos inspetores da Fifa no centro de treinamento do clube espanhol, em Valdebebas.

O Comitê de Inspeção da Fifa desembarcou na segunda-feira na Espanha, onde começou a visita de quatro dias aos dois países que fizeram a candidatura conjunta – vai a Portugal apenas na quinta. Nesta terça, o dia foi dedicado a conhecer as instalações do Real Madrid, que seriam utilizadas na Copa. Assim, os inspetores passaram pelo centro de treinamento do clube e pelo Estádio Santiago Bernabéu.

Na visita às instalações do Real Madrid, Cristiano Ronaldo e Mourinho fizeram parte do comitê de recepção aos inspetores da Fifa, manifestando total apoio à candidatura. O ministro do Esporte da Espanha, Jaime Lissavetzky, já adiantou que avaliação tem sido “muito positiva”, com elogios às condições de infraestrutura e segurança apresentadas até agora pelos espanhóis.

Além de Espanha/Portugal, outras quatro candidaturas estão na disputa tanto pela Copa de 2018 quanto pela de 2022: Bélgica/Holanda, Inglaterra, Rússia e Estados Unidos. Enquanto isso, Austrália, Japão, Coreia do Sul e Catar entraram na luta apenas pela de 2022. As sedes dos dois eventos serão definidas pela Fifa conjuntamente, em eleição marcada para o dia 2 de dezembro.

Até agora, os inspetores da Fifa já visitaram sete candidaturas para a Copa de 2018 e de 2022, com o objetivo de fazer o relatório que ajudará os membros do Comitê Executivo da entidade a votarem na eleição de dezembro. Depois de Espanha/Portugal, restará apenas passar pelos Estados Unidos e pelo Catar.