Um bloco gigante de gelo medindo 260 quilômetros quadrados se soltou de uma geleira na Groenlândia, segundo disseram nesta sexta-feira cientistas da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos.
O bloco se separou da geleira Petermann, na costa noroeste da Groenlândia, a cerca de mil quilômetros sul do Pólo Norte.
O iceberg é quatro vezes maior do que a ilha de Manhattan e sua grossura corresponde a metade da altura do edifício Empire State, em Nova York.
Este é o maior iceberg a se formar no Ártico desde 1962, segundo o professor Andréas Muenchow.
Navegação
O gelo poderá agora ficar congelado onde está durante o inverno ou seguir pelas águas entre a Groenlândia e o Canadá.
Se o iceberg seguir rumo ao sul, poderá interferir em rotas de navegação, segundo Muenchow.
Cientistas já haviam observado rachaduras na geleira no ano passado e esperavam que um bloco se soltasse em breve, formando um iceberg.
Segundo o professor, um pesquisador do Serviço de Gelo Canadense detectou o bloco se soltando na quinta-feira a partir de imagens de um satélite da Nasa, a agência espacial americana.
As imagens mostravam que a geleira perdeu cerca de um quarto de seus 70 quilômetros.
Há água fresca suficiente no iceberg para “manter todas as torneiras públicas dos Estados Unidos com água corrente durante 120 dias”, segundo ele.
Para Muenchow, está claro que o evento foi causado pelo aquecimento global.
Os primeiros seis meses de 2010 foram os mais quentes no planeta desde que começaram os registros das temperaturas, em 1850.
Milhares de icebergs se formam na Groenlândia todos os anos, mas eles raramente são tão grandes.