Hoje e amanhã, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) realiza plantões em Dracena e Presidente Epitácio para renegociar dívidas de mutuários inadimplentes e regularizar contratos.
Dracena terá atendimento no Cras (Serviço Social), rua Machado de Assis, n.º 346, Jardim Brasilândia, , das 9 às 16 horas. O índice de inadimplência na cidade é de 21% dos 506 contratos ativos no município.
Em Presidente Epitácio, inadimplência na cidade chega a 30% dos 444 contratos na cidade. Nos dois casos, os mutuários convocados devem comparecer aos plantões munidos de RG, CPF e a última prestação paga ou comprovante de propriedade do imóvel.
A CDHU oferecerá alternativas aos devedores para a regularização dos débitos, como o parcelamento da dívida mediante amortização mínima de 10% e a ampliação do prazo de financiamento, que resultaria na diminuição do
valor das prestações. Os mutuários poderão, ainda, utilizar até 80% do FGTS como parte do pagamento das prestações a vencer.
Pessoas que adquiriram imóveis de mutuários originais por meio de “contratos de gaveta” também poderão resolver essa situação irregular. Para isso, é necessário que o morador se enquadre no perfil de atendimento da CDHU. Se for o caso, o imóvel poderá ser transferido para o seu nome.
Até o final do ano, serão promovidos, aproximadamente, 670 plantões de atendimento na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a Capital, e nas regiões de Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté. Para facilitar o deslocamento das pessoas, o atendimento será realizado em locais próximos aos conjuntos habitacionais.
A CDHU prevê regularizar 120 mil contratos, aumentar a receita em 10% e receber mensalmente R$ 6 milhões.
Pela internet (www.habitacao.sp.gov.br ou www.cdhu.sp.gov.br), o mutuário pode se informar sobre o financiamento e emitir boletos de pagamento, calcular o débito, parcelar dívida, fazer propostas de renegociação, entre outros serviços.