De acordo com informações disponíveis no site do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dos cerca de 58 milhões de domicílios existentes no País, já foram recenseados 16,5%, o equivalente a 9,6 milhões de residências. Até a última segunda-feira (16), os 130 mil recenseadores que já haviam transmitido dados para o IBGE haviam contado cerca de 33 milhões de brasileiros, 17% da população que o Instituto estima haver no país.

Em Dracena, cerca de 40% dos domicílios da área urbana já foram recenseados, entre domicílios ocupados, de uso ocasional, vagos, fechados e domicílios coletivos com moradores. As informações são do IBGE local, na cidade deverão ser percorridos 70 setores urbanos e 18 rurais.

Os recenseadores estão devidamente identificados com colete, crachá e computador de mão. Os dados são coletados por meio de entrevista direta com perguntas listadas na forma de questionário a ser preenchido no computador de mão. As informações prestadas são sigilosas.

Caso os recenseadores não consigam encontrar os moradores durante o horário comercial, farão visitas no horário noturno ou mesmo durante os finais de semana. A opção de preencher o questionário pela Internet só é válida após a visita do recenseador – que fornecerá ao morador um envelope contendo códigos que dão acesso ao questionário, num site seguro e criptografado.

O questionário não estará na homepage do IBGE e não será possível acessá-lo sem antes receber a visita do recenseador. Além disso, o IBGE não enviará nenhum e-mail solicitando preenchimento de questionários.

A partir de 29 de agosto, o IBGE passará a divulgar em seu site (www.ibge.gov.br), com atualização ao menos uma vez por semana, o número de habitantes e domicílios já recenseados por município.

O Censo 2010 será o 12º Censo Demográfico realizado no Brasil e constituirá um grande retrato em extensão e profundidade da população e das suas características socioeconômicas. Estas informações se tornam a base para direcionar todo o planejamento público e privado da próxima década. Por isso, a importância de toda a população participar, recebendo os recenseadores e respondendo ao questionário.