Chamado por Mano Menezes nas duas convocações feitas pelo treinador até agora no comando da seleção brasileira, o meia Carlos Eduardo foi anunciado oficialmente nesta terça-feira como novo reforço do Rubin Kazan, atual campeão russo. O jogador, que vinha defendendo o Hoffenheim, da Alemanha, foi contratado por cerca de 20 milhões de euros, segundo informou a imprensa russa.
Aos 23 anos de idade, o reforço chega a Moscou para defender o time russo na próxima edição da Liga dos Campeões e assinou um contrato de quatro anos com a nova equipe. Por ser o clube formador do atleta, o Grêmio receberá uma porcentagem do valor pago ao Hoffenheim na negociação.
Carlos Eduardo foi contratado pela equipe alemã em 2007, por 8 milhões de euros, e tinha contrato com a mesma até 2013. No time, o jogador marcou 13 gols em 58 partidas.
Além de chamar a atenção de Mano Menezes, o futebol de Carlos Eduardo encantou o técnico Dunga, que deixou o meio-campista na lista de espera de convocados para a Copa do Mundo de 2010. Ele fez parte do grupo de sete jogadores que poderiam integrar a seleção se algum atleta fosse cortado por lesão, por exemplo.
Como já estava em fase final de negociação para jogar pelo Rubin Kazan, o brasileiro não entrou em campo na partida de estreia do Hoffenheim no Campeonato Alemão, disputada no último sábado, quando a sua agora ex-equipe goleou o Werder Bremen por 4 a 1.