Maria Ângela Tófano Rodrigues, delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), de Dracena, ministrou palestra sob o tema “A violência na família e seus reflexos na sociedade”, no lançamento do núcleo de prevenção de violência e acidentes, promoção e saúde e cultura da paz, denominado “Programa Girassol”, na noite de sexta-feira (20), no anfiteatro da Divisão Municipal de Educação.
Em sua explanação, a delegada pediu a colaboração dos profissionais da saúde e educação no sentido de identificar, diagnosticar e perceber crianças que apresentem certo grau de agressividade decorrente do difícil convívio familiar, situação onde muitos desses jovens acabam, por vezes, usando drogas ilícitas para suportar a relação com os pais dentro de casa.
“Muitos casos da violência familiar estão ligados ao consumo de bebidas alcoólicas, drogas e casos de ciúmes”, disse a delegada chamando a atenção da sociedade para repensar conceitos e adotar práticas de prevenção desses atos violentos registrados dentro de casa.
A ideia de se montar o Programa Girassol surgiu no ano de 2009, a partir de uma proposta da Secretaria Estadual de Saúde, para criação do núcleo. O programa visa o desenvolvimento de ações para reduzir o índice de violência a partir da união das forças de diversos setores da sociedade em geral.
O evento contou com a participação de autoridades municipais, entre eles, o prefeito José Milanez Junior (Ting).