Os eleitores que não estarão em seu domicílio eleitoral no dia do pleito no primeiro turno [3 de outubro] ou no segundo [31 de outubro] ou em ambos e estiverem em qualquer uma das 26 capitais estaduais e no Distrito Federal tiveram até o último final de semana [quando foi realizado plantão nos cartórios eleitorais do País], para requerer o voto em trânsito para presidente da República.

O horário de funcionamento foi determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral de cada estado. Em São Paulo, os cartórios eleitorais funcionaram das 12 às 18h no sábado e domingo.

O eleitor em trânsito não precisará justificar a ausência de voto para os demais cargos. Mas, se não puder comparecer no dia da eleição à seção especial deverá justificar sua ausência em qualquer mesa receptora de justificativas, menos na cidade onde indicou que votaria.

Essa é a primeira vez que o voto em trânsito é adotado no Brasil.

De acordo com o Cartório Eleitoral de Dracena, na cidade apenas duas pessoas irão votar em trânsito nas eleições de outubro, elas estarão em São Paulo no dia do pleito.

O analista judiciário Leonardo Martins Silva explicou que as seções especiais para atender o voto em trânsito, na capital paulista serão instaladas no Memorial da América Latina e próxima a estação de metrô Paraíso.

Durante o plantão no final de semana não houve solicitação do voto em trânsito, apenas pedidos de emissões de segundas vias de títulos de eleitores.

O eleitor que perdeu ou teve o título extraviado tem até o dia 23 de setembro para pedir a segunda via do documento.

O analista também informou que as urnas eletrônicas em Dracena serão substituídas e o Cartório Eleitoral da cidade receberá 105 urnas eletrônicas novas.

Nas eleições de 2010, o eleitor deverá apresentar título e documento com foto na hora de votar.