O ex-presidente cubano Fidel Castro descreveu o magnata mexicano Carlos Slim — o empresário mais rico do planeta, de acordo com a revista Forbes — como um “homem inteligente”.
O líder da revolução de Cuba aludiu a Slim em uma coluna extensa sobre o líder oposicionista mexicano Andrés Manuel López Obrador, publicada na quinta-feira no site oficial Cubadeba.cu.
“Não obstante ser o mais rico de todos, com uma fortuna que passa dos 60 bilhões de dólares, ele é um homem inteligente que conhece todos os segredos das bolsas e os mecanismos do sistema capitalista”, escreveu Fidel.
Carlos Slim é dono de um império de telecomunicações que se estende dos Estados Unidos à Argentina. Além disso, é importante acionista do New York Times.
“Ele me visitou sempre que fui ao México, e uma vez em Cuba. Me presenteou com um televisor — o mais moderno da época — que conservei em minha casa até um ano atrás, apenas”, recordou.
“Não o fez com a intenção de me subornar. Eu tampouco nunca lhe pedi favor algum.”
Fidel Castro, que completará 84 anos na sexta-feira, dedicou sua coluna a comentar o livro “La mafia que se adueñó de México… y el 2012”, de López Obrador.
“Trata-se de uma ousada e irretorquível denúncia da máfia que tomou conta do México”, disse o líder cubano.
Mas Fidel lamentou o fato de o livro não denunciar os Estados Unidos como fonte da violência do narcotráfico que abala o México, nem abordar o problema das mudanças climáticas ou o perigo de uma guerra nuclear iminente se, como ele acredita, os Estados Unidos e Israel atacarem o Irã.
“Não obstante, López Obrador será a pessoa com a maior autoridade moral e política do México quando o sistema (capitalista) desabar, e, com ele, o império”, escreveu.