As mulheres pobres vão receber atenção especial da candidata do Partido Verde (PV) à Presidência da República, Marina Silva, no seu programa de governo. A candidata anunciou hoje (4) que lançará na próxima semana, em Guariba (SP), propostas específicas para este setor da sociedade, que, segundo ela, teve pouca diminuição da desigualdade durante o governo Lula.
De acordo com Marina Silva, havia 5,5 milhões de mulheres pobres no começo do atual governo e hoje elas são 5,2 milhões. “Significa que a maioria das mulheres pobres chefes de família continua em situação precária de pobreza”, disse. “É a falta de oportunidade. Portanto, essas mulheres precisam de oportunidade. É a falta de creche para deixarem os filhos. Essas mulheres precisam de atendimento de creche para irem para o mercado de trabalho com alguma tranquilidade”, completou.
A extensão da licença-maternidade de 120 dias para 180 dias, aprovada ontem (3) pelo Senado, foi apontada por Marina com uma conquista das mulheres. Como senadora, a candidata foi ao Congresso para votar favoravelmente.
Marina fez questão de lembrar que, apesar da aprovação da licença-maternidade de 180 dias, grande parte das mulheres trabalha de maneira informal e não se beneficia de conquistas como esta. “Nós sabemos que as mulheres pobres também vivem em um mercado informal e é preciso ter a clareza de que esses benefícios ainda não chegaram a elas”.
Marina Silva concedeu uma rápida entrevista durante a preparação para o debate de amanhã (5) na Rede Bandeirantes com mais três candidatos à Presidência. A candidata está trabalhando para adaptar a postura e o modo de falar ao modelo do debate, além de se aprofundar em temas que podem ser levantados ao longo do programa.
O coordenador da campanha, João Paulo Capobianco, disse que Marina acredita que o debate será uma boa oportunidade para discutir propostas. “Finalmente nós vamos discutir o futuro do Brasil”, afirmou.
Sobre o fato do PV ser o partido com o maior número de candidatos nas eleições deste ano, Capobianco disse que isso se deve a uma estratégia para aumentar o alcance da plataforma da legenda. “Criou-se uma janela de oportunidade para levar o debate de propostas para o maior número de pessoas possível”.