Um forte nevoeiro que atingiu a capital paranaense na manhã de hoje (9) deixou o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana, fechado para pousos entre as 6h22 e as 10h. Segundo a assessoria de imprensa do terminal, dos 32 voos que deveriam chegar ao aeroporto, seis foram cancelados e 18 estão atrasados. Entre os 42 voos previstos para decolar da capital paranaense, seis foram cancelados e 23 estão atrasados.
De acordo com a assessoria, por volta das 10h, o aeroporto passou a operar por instrumentos. As companhias aéreas tentam acomodar os passageiros em voos programados para o decorrer do dia.
O Instituto Tecnológico Simepar informa que o avanço de uma frente fria de fraca intensidade deixa o céu encoberto no litoral paranaense, com condições para chuviscos. Ao longo do dia, as nuvens devem aumentar na área que vai do centro-sul até a região metropolitana de Curitiba.
Nas demais regiões paranaenses, o sol predomina e as temperaturas devem ficar elevadas à tarde, segundo o meteorologista Lizandro Oliveira. O dia começou com maior concentração de nuvens entre a Serra do Mar e o litoral. Nas outras regiões do Paraná, há pouca nebulosidade.
“No início de manhã um nevoeiro começou a reduzir a visibilidade na região metropolitana de Curitiba e esse fenômeno se mantém por mais algumas horas na região”, informou.
Para Santa Catarina, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo nublado com possibilidade de chuvas isoladas e queda de temperatura, que deve variar de 2 graus Celsius (°C) a 24 °C.
Geou hoje no Rio Grande do Sul. No estado, o dia permanece nublado com nevoeiro, e as temperaturas devem apresentar ligeiro declínio, com os termômetros oscilando entre 2°C e 20°C.