Hoje (19) é comemorado o Dia Mundial da Fotografia e o Portal Regional www.portalregional.net não poderia ter escolhido uma data mais propícia para apresentar o novo blog”Baú Fotográfico” aos internautas e leitores do Jornal Regional. Lançada no último dia 10, o espaço, tem o conteúdo assinado e fotografias antigas postadas pelo funcionário público aposentado Aécio Filho [filho do saudoso maestro Aécio de Féo Flora, que deu o nome ao Teatro Municipal].
Aécio conta que sempre foi apaixonado por fotografias. “Tem um lugar em casa apelidado de museu”, brinca. A aposentadoria foi o início da dedicação integral à conservação das fotografias antigas.
Ele possui um acervo de cerca de dez mil imagens. A maioria foi digitalizada por ele e se necessário restaurada. O aposentado aprendeu a usar o photoshop, programa de tratamento de imagens, estudando um livro sobre o assunto. A ideia da criação do blog foi da amiga Nair Boni. As fotografias do “Baú Fotográfico” são postadas por temas, que registram momentos da história de Dracena e de seus moradores.
ESPECIALISTA – Para o professor Paulo César Boni, pesquisador da área de fotografia e memória da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a iniciativa de criar o “Baú Fotográfico” é louvável e extremamente importante. “Louvável por reconhecer a importância da fotografia como forma de comunicação e por abrir espaços para que cidadãos sem vínculo com o jornal possam participar da recuperação, preservação e democratização da história de Dracena. Importante porque a história não pode ficar engavetada. Ela precisa ser democratizada.
Neste sentido, a coluna é um agente motivador para que as pessoas que fizeram a história, que construíram a cidade e a cidadania de Dracena, e mantêm fotografias dessa aventura guardadas em gavetas ou em caixas de sapato e/ou chapéu percebam a importância de utilizá-las para a recuperação da memória da cidade. Outra iniciativa elogiável da coluna é tratar dos assuntos de forma pontual. Ou seja, não é simplesmente uma coluna de fotografias antigas, mas uma coluna de fotografias antigas divididas por temáticas (igreja, Xadrez, futebol, escolas, inaugurações, comemorações, etc.).
Dividir e editar por temáticas são detalhes importantes para dar trânsito e consistência a cada assunto”, considera.
Fotografia e Memória
Se hoje, com a tecnologia existente é possível produzir fotografias com câmeras de celulares, décadas atrás a realidade era bem diferente. “Tirar retrato era coisa rara, só fazíamos isso em momentos importantes”, explica o aposentado de 73 anos, Ângelo Gimenes Dias (Nego), morador de Santa Mercedes. Ele se casou no dia 9 de fevereiro de 1963 com Albertina Zanaldi, no cartório e paróquia de Nossa Senhora das Mercês. Após a cerimônia no cartório, o casal pegou carona no “Mercury preto” (carro) do saudoso seu João de Almeida e os convidados subiram na carroceria do Chevrolet Brasil de um primo de Ângelo e todos foram para um estúdio fotográfico em Tupi Paulista.
Na época, o trajeto de Santa Mercedes a Tupi Paulista era feito por estrada de terra.
Só depois de “registrar a união do casal” é que todos voltavam para a festa que serviu macarronada acompanhada de forró no “terreirão de café” do sítio da família.