Cerca de 70 pessoas, entre dirigentes e funcionários de usinas, autoridades municipais e de outras cidades e profissionais ligados ao meio ambiente de Dracena e região participaram da reunião técnica do projeto Etanol Verde e Município Verde Azul da secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo, promovida pela Prefeitura de Dracena por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com as usinas de açúcar e álcool da região. O evento ocorreu ontem, no auditório da Unesp – Campus Experimental de Dracena.

Os palestrantes foram: Ricardo Viegas, diretor do departamento de Desenvolvimento Sustentável e José Walter Figueiredo Silva, diretor do projeto Município Verde Azul, ambos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Eles trataram da integração entre os projetos: Etanol Verde e Município Verde, que possuem diretivas parecidas, como: mata ciliar, poluição do ar, uso da água entre outras, esclarecendo dúvidas dos participantes.

A iniciativa da integração já foi realizada em outras localidades do Estado, mas é inédita na região da Nova Alta Paulista. Para o diretor do departamento de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a experiência da integração é extremamente importante como estratégia na recuperação da mata ciliar, uma vez que apenas 5,7% do território da região tem cobertura vegetal.

O diretor do projeto Município Verde Azul da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, José Walter Figueiredo Silva ressaltou que a integração possibilita o relacionamento entre partes, que antes eram antagônicas, como o ambientalista e o usineiro. “Cada pessoa tem sua parcela de responsabilidade sobre preservação do meio ambiente”, afirma.

O prefeito Célio Rejani apontou a importância do fortalecimento da conscientização sobre o meio ambiente e informou que a Prefeitura irá cumprir sua parte. O promotor do Meio Ambiente Rufino Eduardo Campos e o secretário de Agricultura Eduardo Basso consideraram as palestras esclarecedoras e importantes, principalmente em relação aos temas: mata ciliar e queimadas.

PROJETO ETANOL VERDE – O objetivo principal do Projeto Ambiental Estratégico Etanol Verde é desenvolver tratativas com o setor sucroalcooleiro de forma diferenciada da imposta pelo órgão ambiental em seu histórico. Estimulando a produção sustentável de etanol respeitando os recursos naturais, controlando a poluição, com responsabilidade social; certificar empresas sucroalcooleiras que aderirem o protocolo de conduta agroambiental, com acompanhamento periódico.