O Palmeiras derrotou o Vitória por 3 a 0 na quinta-feira (19) à noite, eliminando o time baiano na primeira etapa da Copa Sul-Americana. Depois de vencer a primeira partida, no Barradão, por 2 a 0, o Vitória não conseguiu segurar a vantagem do verdão diante de um Pacaembu lotado.
O primeiro gol palmeirense saiu no finalzinho do primeiro tempo, aos 47, quando Tadeu ficou cara a cara com Viáfara e tocou na saída do goleiro. O arqueiro conseguiu tocar na bola, mas não desviá-la, e ela foi morrer dentro da rede.
O resultado ainda favorecia o Vitória, que entrou no segundo tempo determinado a segurar o placar, mas não recuou. Se marcasse um gol, deixaria o Palmeiras em situação complicada. Toninho Cecílio técnico do Vitória avançou a marcação, tentando pressionar o Palmeiras.
Aos 12 minutos, Viáfara se atrapalhou, saindo do gol para tentar tirar uma bola, foi para a lateral do campo com a bola e, pressionado, deu um toquinho que acabou ficando com o Palmeiras e, na sequência da jogada, Tadeu marcou o segundo.
Apoiado pela torcida, o Palmeiras conseguiu reverter a vantagem e a pressão aumentou para cima do time do Vitória. Júnior entrou no Vitória e teve uma chance de cabeça, aos 19, mas Marcos defendeu bem. No final, quando parecia que a partida iria para os pênaltis, Renato ainda mandou uma bola perigosa, cheia de efeito, para o gol do Palmeiras – a bola passou pertinho da trave. Elkeson, no meio, tocava bola, com o Vitória parecendo se conformar em ir lutar pela vaga nos pênaltis.
E foi então que aconteceu o lance que mudou a história da partida: aos 43, uma falta na entrada da área rubro-negra. Marcos Assunção foi cobrar e mandou perfeita, no ângulo, fazendo o terceiro do Palmeiras e colocando o time na segunda fase da Sul-Americana.
O adversário do Palmeiras nas oitavas-de-final da Sul-Americana sai do confronto entre U. de Sucre (BOL) ou Colo Colo (CHI) e Cerro Porteño (PAR). Já o Vitória volta a campo no domingo, contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro.