Vem aí a maior exposição de flores da América Latina: é a 29ª Expoflora. Todos os anos, milhares de turistas de todo o Brasil vêm à Holambra visitar a tradicional festa das flores e conferir as maravilhosas cores da natureza. Neste ano, a Expoflora acontece entre 2 e 26 de setembro, sempre de quinta a domingo, das 9 às 19h, e com “edição extra” nos dias 6 e 7 de setembro.

Para quem não sabe, a Expoflora é a maior exposição de flores e plantas da América Latina destinada, a partir de uma temática, a fomentar o hábito do consumo de plantas e flores por meio das mais diversas formas de manifestações culturais, incluindo a arte, a dança, a música, a culinária etc. Realizada em Holambra, município localizado no interior de São Paulo, a 140 quilômetros da Capital, a Expoflora deverá atrair em 2010 um público estimado em 300 mil pessoas. A principal atração é a Exposição de Flores Temática, realizada dentro de uma festa com características holandesas que dá as boas vindas à Primavera.

O carro-chefe da Expoflora é a Exposição de Arranjos Florais. Organizada por uma equipe de profissionais, sob o comando dos paisagistas e decoradores holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, a exposição é uma grande vitrine para as novidades do setor, pois permite que as novas variedades de flores e plantas ornamentais sejam testadas quanto ao gosto do público e preferência do consumidor antes que os produtores invistam na produção em larga escala para o abastecimento do mercado. Este ano a entrada da exposição será a nave de uma igreja.

A mostra “Minha Casa & Meu Jardim” desta edição terá como foco os jardins residenciais para atender as fases diferenciadas da vida familiar contemporânea. A proposta é evidenciar as mais variadas possibilidades de paisagismo e decoração de áreas externas, primando pela utilização de produtos e serviços que tragam beleza, design, conforto, cultura, praticidade, bem estar e, principalmente, que aproximem as pessoas do meio ambiente.

Dentre as atrações mais esperadas estão as novidades em flores e plantas. O público pediu e a Expoflora trará mais uma vez para venda exclusiva no Brasil, a Rosa Multicolorida, batizada pelos visitantes de 2007 como “Rosa Aquarela”. E a novidade mesmo é a rosa sem espinhos, produzida pela Reijers Agrofloricultura, que não poupou pesquisas para desenvolver uma variedade de rosa vermelha de botão grande (10 cm), haste longa e sem espinhos. Esta variedade permite fazer a dobra das pétalas sem perder a qualidade do produto, deixando os arranjos ainda mais belos e imponentes.

Em conjunto com a Associação dos Agentes de Viagem do Estado de São Paulo, a “Praça Recordar” é o embrião do salão de turismo que deverá ser realizado em 2011 e destinado ao consumidor final com o objetivo de divulgar destinos turísticos brasileiros que podem ser visitados o ano todo. Neste espaço, a partir das 15h00, os visitantes poderão dançar ao som de marchinhas carnavalescas dos anos 40 e 50.

E não poderia deixar de lado as culinárias típicas holandesa, tailandesa e brasileira. Várias opções de restaurantes e confeitarias, lanchonetes e fast-food. A novidade de 2010 é o “pannekoeken” um dos pratos preferidos dos holandeses. Trata-se de uma fritada que tem o formato da pizza, mas o recheio é incorporado à massa, como na omelete, e gratinado com queijo Gouda.

Os shows musicais são uma atração à parte e acontecem sempre às 17h30, logo depois da tradicional Chuva de Pétalas. No dia 06 apresenta-se Moacyr Franco; no dia 11, Banda Ópera Luz; e no dia 25, Guilherme Arantes.

Imperdível ainda é o passeio turístico por Holambra, ex-colônia fundada por imigrantes holandeses que mantém suas tradições na arquitetura, na cultura e na culinária, com opções de visita ao campo de flores e/ou ao campo de rosas.

Tudo regado a boa música típica e dança empreendida por vários grupos que todos os anos mostram um pouquinho da cultura holandesa aos brasileiros de todo país.

A Expoflora oferece uma excelente infra-estrutura aos seus visitantes que inclui posto médico, sanitários limpos e bem montados, fraldários, bebedouros de água fresca, equipes de apoio, áreas de descanso com bancos à sombra das árvores, caixas eletrônicos, praça de alimentação e segurança. Além disso, loja de souvenier, três pavilhões de exposição de produtos, desde artesanatos a produtos industriais e um maravilhoso comércio de flores e plantas perfazendo um total de mais de 2 mil variedades.

Serviço: O ingresso custa R$ 27,00 – crianças com até 5 anos de idade têm entrada franca. Localização: Holambra (SP) – Acesso pela Rodovia Campinas-Mogi Mirim.